Matrículas na Rede de Ensino de Itabuna terminam na quinta-feira

Garantia de escola pública e aprendizado
JBO

 

Com capacidade para atender mais de 30 mil alunos em suas unidades, a Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna encerra nesta quinta-feira, 31, o período de matrículas destinadas aos alunos ingressantes, transferidos de escolas de outras redes de ensino. Com exceção de Creche e Pré-Escola, ainda há disponibilidade de vagas para o Ensino Fundamental, nos Ciclos de Formação Humana – Ciclo da Infância, Ciclo da Pré-Adolescência e Ciclo da Adolescência e para o segmento Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

 

Para efetivar a matrícula, os estudantes, pais ou responsáveis devem buscar atendimento na unidade escolar mais próxima de sua residência e fazer o preenchimento do requerimento fornecido. De acordo com Portaria divulgada pela Secretaria da Educação (SEC), fica assegurado o direito à matrícula dos alunos sem comprovação de escolaridade anterior, respeitando o que prevê a Resolução nº 001/99 do Conselho Municipal da Educação (CME).

 

Na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna também é assegurada matricula em sala de turma regular para os alunos com necessidades educativas especiais: deficiência intelectual, auditiva, visual, múltipla e condutas típicas (síndromes). Além de freqüentar a sala de aula regular, se necessário, esses estudantes são encaminhados para atendimento especializado no Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva (Cepei).

 

O Cepei faz parte das políticas de inclusão social implantadas pela SEC, em conformidade com à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). O objetivo é garantir acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com deficiência de natureza física, intelectual ou sensorial, com transtornos globais de desenvolvimento neuro-psicomotor, bem como com comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras e alunos com altas habilidades/superdotação.

 

Para jovens e adultos que estão ingressando este ano no Proeja, a Secretaria da Educação estará oferecendo a partir do 2º semestre uma série de cursos de educação profissional e tecnológica em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), unidade Ilhéus. Os cursos estarão disponíveis a partir da implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo núcleo municipal funcionará nas dependências da Escola Lúcia Oliveira, no centro da cidade.